segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sobre Ensino e Aprendizagem

Durante a discussão em grupo, o tópico que mais nos chamou atenção refere-se à relação ensino-aprendizagem, discorreremos um pouco sobre o tema.
Entender uma lição como uma leitura em público é também entender a postura que um professor deverá assumir ao exercê-la; o professor é aquele que dá o texto a ler, que compartilha a leitura, movimenta o prazer pela mesma, e para que essa convocação seja correspondida é necessário paixão por parte do docente, paixão esta que poderá ou não ser compartilhada pelo aluno.
Essa movimentação também nos leva a pensar na relação ensino-aprendizagem, que mesmo sendo coisas distintas só serão efetivamente possíveis se estiverem constantemente intereligadas, de forma que uma complete a outra.
Grupo: Bárbara, Fernanda, Giovanna, Lara, Luíza e Nina

Reflexão sobre o texto de Jorge Larrosa

A questão que teve maior repercussão na discussão do grupo foi o ensinar e o aprender. O ensinar e o aprender são processos que ocorrem simultaneamente? Será que trata-se de um processo recíproco?
O autor compara tal processo com uma carta: o professor escreve uma "carta" aos alunos e espera que ela seja lida e respondida. Porém, nem sempre a carta é aberta ou lida por inteiro e pode não ser respondida: " E uma vez que uma carta é como uma parte de nós mesmos que remetemos aos que amamos, esperando resposta, o professor gostaria que essa parte de si mesmo, que dá a ler, também despertasse o amor dos que a receberão e suscitasse suas respostas".
O ler não está no sentido de obrigação, mas de uma tarefa e de uma dívida para com aquilo que nos foi dado. Segundo o autor, a dívida só se salda assumindo a responsabilidade da leitura, a tarefa só se cumpre no movimento de ler.

Texto produzido pelo grupo:
Ana Paula Francisconi, Ana Paula Soares da Mota, Érica Caria, Flávia Rezende, Juliana Hulshof, Milena Cássia e Tatiana Antunes.

Ensino e Aprendizagem

O grupo discutiu os três tópicos apresentados. Porém, focamos nossa discussão na relação ensino e aprendizagem.
A questão que mais chamou nossa atenção foi a de que se necessariamente o ensino e a aprendizagem ocorrem simultaneamente. Pois, na verdade, raramente paramos para refletir essa relação e perceber que ela pode ocorrer de uma forma separada, afinal o professor apresenta a sua leitura do texto, mas não necessariamente os ouvintes irão compreendê-la da mesma maneira que o professor pretende transmitir.
Outro ponto foi o de que ao ler a lição não devemos procurar respostas, pois ela vem reabrir espaço para discussão, segundo o texto "ler é recolher-se na indeterminação do dizer".

Discutido por: Gabriela, Laressa, Leticia e Sarah

Balanço de Conhecimentos -mês de agosto

Olá!
Gostaria de que vocês aproveitassem o feriado de 07/09 para elaborarem o primeiro Balanço de Conhecimentos da disciplina. Não se trata de uma simples avaliação das aulas, mas de um trabalho individual sobre o tema do mês - no caso Identidade e Diferenças. Não é um resumo das leituras, mas um texto em que vocês aferirão os ganhos que obtiveram com nossos estudos em relação ao que já conheciam sobre o tema estudado.
O texto não deverá exceder a uma folha de sulfite A4, fonte Times 12 e espaço simples. Coloquem no cabeçalho BALANÇO DE CONHECIMENTOS REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO/2009, assinem e entreguem o balanço para mim na aula do dia 14/09. Por favor, observem o prazo de entrega dessa atividade e não deixem de colocar uma cópia no Portfólio de vocês no Ensino Aberto, certo?
Bom trabalho e até breve.
Profa.Maria Teresa