segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reflexão sobre o texto de Jorge Larrosa

A questão que teve maior repercussão na discussão do grupo foi o ensinar e o aprender. O ensinar e o aprender são processos que ocorrem simultaneamente? Será que trata-se de um processo recíproco?
O autor compara tal processo com uma carta: o professor escreve uma "carta" aos alunos e espera que ela seja lida e respondida. Porém, nem sempre a carta é aberta ou lida por inteiro e pode não ser respondida: " E uma vez que uma carta é como uma parte de nós mesmos que remetemos aos que amamos, esperando resposta, o professor gostaria que essa parte de si mesmo, que dá a ler, também despertasse o amor dos que a receberão e suscitasse suas respostas".
O ler não está no sentido de obrigação, mas de uma tarefa e de uma dívida para com aquilo que nos foi dado. Segundo o autor, a dívida só se salda assumindo a responsabilidade da leitura, a tarefa só se cumpre no movimento de ler.

Texto produzido pelo grupo:
Ana Paula Francisconi, Ana Paula Soares da Mota, Érica Caria, Flávia Rezende, Juliana Hulshof, Milena Cássia e Tatiana Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário