segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ensino e Aprendizagem

O grupo discutiu os três tópicos apresentados. Porém, focamos nossa discussão na relação ensino e aprendizagem.
A questão que mais chamou nossa atenção foi a de que se necessariamente o ensino e a aprendizagem ocorrem simultaneamente. Pois, na verdade, raramente paramos para refletir essa relação e perceber que ela pode ocorrer de uma forma separada, afinal o professor apresenta a sua leitura do texto, mas não necessariamente os ouvintes irão compreendê-la da mesma maneira que o professor pretende transmitir.
Outro ponto foi o de que ao ler a lição não devemos procurar respostas, pois ela vem reabrir espaço para discussão, segundo o texto "ler é recolher-se na indeterminação do dizer".

Discutido por: Gabriela, Laressa, Leticia e Sarah

Um comentário:

  1. Minha intenção com este texto foi trazer os processos de ensino e aprendizagem à tona. A posição do autor a respeito é alinhada ao que se entende por tarefa de um professor que acolhe a todos, nas suas diferenças.Sem esse dissenso, essa multiplicidade de concepções e relações que o aluno estabelece "sobre a lição",o que seria ensinar e aprender na escola?

    ResponderExcluir