terça-feira, 15 de setembro de 2009

Notas sobre o texto “Transversalidade...”

Fiz umas anotações sobre o texto “Transversalidade...” e resolvi dividir com vocês!

Dois Modelos de Saberes
Modelo Arbóreo
- metáfora da árvore: o tronco é a filosofia, que aponta em várias direções (disciplinas)
- pressupõe hierarquia: fluxo de informações passa necessariamente pelo tronco (os ganhos/folhas não se conectam entre si)

Modelo Rizomático
- metáfora do rizoma: os pontos de um rizoma podem se conectar a quaisquer outros (conexão); esses pontos não ficam homogêneos ao serem conectados (heterogeneidade); no rizoma há linhas, anéis, abertos, que não se reduzem à unidade de sujeito ou de objeto (multiplicidade); o rizoma pode ser rompido, quebrado, e retomado em linhas, especialmente as linhas de fuga (ruptura a-significante); o rizoma é um mapa produzido, desmontável, e permite múltiplas entradas e saídas (cartografia); considera interessante colocar os decalques sobre os mapas e perceber bloqueios, pontos de estruturação, dualismos, o que permite o surgimento de novos territórios (decalcomania)

Três Maneiras de Pensar o Currículo
Disciplinarização
- compartimentalização dos saberes (e dos currículos)
- corresponde à especialização dos conhecimentos
- maior acúmulo de conhecimento = maior especialização
- conseqüência na educação: fragmentação/”gavetinhas”

Interdisciplinaridade
- integração que busca axiomas (links) com outras disciplinas
- intercâmbios entre disciplinas
- cooperação para enriquecimento recíproco
- conseqüência na educação: percepção da necessidade de interrelacionamento entre disciplinas; tentativa de superação de processo de abstração do conhecimento e da desarticulação do saber
- problema: “a afirmação da interdisciplinaridade é a afirmação, em última instância, da disciplinarização” (exige várias disciplinas)

Transversalidade
- integração de várias ciências
- nos PCNs, do MEC = temas que atravessam o conteúdo de todas as disciplinas (mantém-se a estrutura disciplinar)
- no modelo rizomático = abandono de verticalismos e horizontalismos (da árvore) em favor de fluxos que podem tomar qualquer direção, sem hierarquia definida de antemão; pulverização; multiplicidade; respeito a diferenças; policompreensões infinitas